Curiosidades sobre o mosquito Aedes aegypti
Originário do continente Africano, o Aedes aegypti é um mosquito um pouco menor que os outros e é preto com listras brancas. É conhecido no Brasil por ser o transmissor da dengue, do zika vírus, da febre de chikungunya e da febre amarela.
Os mosquitos machos se alimentam apenas de frutas, enquanto são as fêmeas que se alimentam de sangue para o amadurecimento dos ovos, que podem ser de 150 a 200 ovos. Seus ovos são colocados próximos da água, em reservatórios naturais ou artificiais. Aguardam a chuva para eclodirem, e enquanto a chuva não vem eles podem aguentar em torno de até um ano no ambiente seco. Após a eclosão dos ovos, as larvas passam por vários estágios, podendo chegar na fase adulta entre sete e nove dias no verão, e até 20 dias no inverno.
Como são muito adaptados ao ambiente urbano, podem se abrigar em quintais e áreas externas, mas também se aglomeram no interior das casas, o que dificulta o controle por pesticidas.
O mosquito Aedes aegypti é muito semelhante a outro mosquito, o Aedes albopictus, um mosquito um pouco menos preocupante. Ambos tem aparência semelhante, porém suas diferenças são evidentes quando se compara as marcas no tórax. O A. aegypti tem listras em forma de lira, e o A. albopictus tem duas linhas paralelas.