Situação epidemiológica da dengue em Santa Catarina (12/04/2022)
Um relatório apresentando o panorama da dengue no estado de Santa Catarina foi lançado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-SC).
Do início do ano de 2022 até o dia 12 de abril de 2022, foram notificados 31.939 casos de dengue em Santa Catarina. Os três municípios com os maiores números de notificações de casos autóctones (ou seja, o local de infecção com a doença foi dentro do próprio município) foram Maravilha, Joinville e Concórdia – todas com mais de mil casos notificados.
Três das cinco cidades que possuem campus da Universidade Federal de Santa Catarina tiveram notificações de casos autóctones de dengue. Seguem os números para cada uma delas:
- Joinville – 1.166 casos de dengue notificados;
- Florianópolis – 354 casos de dengue notificados;
- Blumenau – 335 casos de dengue notificados.
Até o momento, 14.497 destas mais de trinta mil notificações foram confirmados. Destes, 12.251 são autóctones. 26 municípios atingiram o nível de epidemia de dengue, de acordo com a definição estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS; taxa de incidência maior que 300 por 100 mil habitantes).
Gráfico de número de casos segundo a data de início dos sintomas. Mostra uma crescente atenuada de casos a partir de março. Fonte: Informe Epidemiológico nº1/2022 | SINAN On-line (Atualizado em: 12/04/2022).
Desde janeiro até o momento, foram notificados 24 óbitos em decorrência da dengue – 11 confirmados e 13 ainda em investigação.
Fique ligado! O Aedes aegypti é o transmissor do vírus da dengue, do zika vírus, da febre chikungunya e da febre amarela!
E lembre-se: evite a proliferação do mosquito Aedes aegypti eliminando a água de locais que possam servir como criadouros.
Mais informações podem ser encontradas no site http://evitedengue.ufsc.br/, ou através do e-mail evitedengue@contato.ufsc.br.