Atualização sobre o Aedes aegypti em Santa Catarina (Informe nº22/2022)
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) publicou informe epidemiológico relativo ao panorama da dengue no estado de Santa Catarina desde o início de 2022, em conjunto com a GEZOO (Gerência de Vigilância de Zoonoses, Acidentes por Animais Peçonhentos e Doenças Transmitidas por Vetores) e o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde).
Neste boletim consta que o número de focos positivos para o mosquito é de 55.740 em 231 municípios, um aumento de 14,7% no número de focos quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Com relação aos casos de dengue, foram notificados 131.781 casos suspeitos de dengue. Destes, 82.394 foram confirmados e 45.631 foram descartados por apresentarem resultado negativo. 2.995 casos foram classificados como inconclusivos e 761 ainda permanecem como suspeitos.
Do total de casos confirmados até o momento, 96% são autóctones (originados dentro do Estado de Santa Catarina).
Até o momento, foram notificados 117 óbitos no estado – 90 confirmados e 27 foram descartados como dengue.
Fique ligado! O Aedes aegypti também é o transmissor da febre amarela! Vacine-se!
E lembre-se: evite a proliferação do mosquito Aedes aegypti eliminando a água de locais que possam servir como criadouros.
Mais informações podem ser encontradas no site http://evitedengue.ufsc.br/, ou através do e-mail evitedengue@contato.ufsc.br.
Fonte: