Combate ao Aedes aegypti no ambiente de trabalho:

10/03/2022 18:50

Para evitar a proliferação do Aedes aegypti, alguns esforços individuais são fundamentais. Algumas das ações que podem ser feitas por você são:

1. Areia nos pratos de vasos de planta: Colocar terra nos pratos de vasos é uma maneira de evitar que haja o acúmulo de água neste recipiente. Seja pela chuva ou seja pela própria água usada para regar o vaso, a água fica ali parada e se torna o ambiente perfeito para que a fêmea do mosquito deposite seus ovos e posteriormente para o desenvolvimento das larvas. Nos ambientes de trabalho é comum haver pequenos vasos de plantas, que costumam ser regados nas sextas-feiras para que tenham água no final de semana. A terra no prato absorve a água em excesso e ajuda a evitar água parada.

2. Deixar recipientes de cabeça para baixo: Recipientes propensos a acumular água, como baldes, vasos, garrafas e copos devem ser deixados de cabeça para baixo quando em ambientes abertos. Dessa maneira, não irão acumular água quando chover.

3. Limpar a bandeja do dispenser de água: Objetos como filtros de água, bebedouros de bomba/galão e geladeiras com dispenser costumam ter uma bandeja que armazena a água sobressaltante. Essa água, se não for dispensada, se torna um convite para o Aedes aegypti. Para evitar essa água parada, a bandeja deve ser limpa e higienizada com sabão neutro frequentemente.

4. Manter a caixa d’água fechada: A caixa d’água de prédios e casas é um reservatório de água parada também. Por isso, é importante mantê-la fechada e a limpeza deve ser feita regularmente (a cada três meses), com produtos específicos para eliminar ovos do mosquito que possam ter sido postos.

5. Denunciar as situações observadas através do email: evitedengue@contato.ufsc.br