Comissão de Combate à Dengue da UFSC se reúne com a Prefeitura Municipal de Florianópolis para discutir ações de combate ao mosquito

06/05/2019 09:14

Na manhã de terça-feira (30/04), a Comissão de Combate à Dengue se reuniu para discutir estratégias de combate ao Aedes aegypti na UFSC. Nesta reunião também estavam presentes os servidores da Prefeitura Municipal de Florianópolis: André Grippa (gerente do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ) Priscilla Tamioso e Claudemir Martins (supervisores de campo no combate à dengue), os quais relataram a situação de focos no entorno e dentro da Universidade.

WhatsApp Image 2019-05-02 at 12.10.52
Comissão de Combate à Dengue UFSC reunida com servidores da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Segundo dados disponibilizados pelo CCZ, foram encontrados focos de Aedes aegypti nos bairros próximos à UFSC, mais especificamente nos bairros Córrego Grande e Pantanal, o que pode influenciar no aparecimento de focos dentro das dependências da Universidade.

Os servidores relataram um aumento de 60% no número de focos em Florianópolis no ano de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. Ainda em relação aos focos, a equipe do CCZ informou que são encontrados principalmente em armadilhas, pequenos depósitos móveis e lixo mal alocado.

Além disso, foi discutido sobre a dificuldade no controle do mosquito, principalmente com relação à conscientização da população, que tem papel fundamental na eliminação dos focos, visto que a equipe de agentes de combate a endemias do município conta, atualmente, com 55 agentes, um número muito reduzido frente a grande e crescente urbanização de Florianópolis.

Por fim, foram salientadas as estratégias de combate ao mosquito na área do Córrego Grande, sendo a conscientização da disposição adequada dos resíduos a mais importante.

Escrito por: Carolina Poluceno Silva e Allisson Jhonatan Gomes Castro