Ação de educação ambiental nos setores da UFSC no Córrego Grande

28/06/2018 16:52

Durante o dia 26 de junho de 2018 a Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e Comissão de Combate à Dengue na UFSC realizaram atividades de educação ambiental em diversos setores da UFSC, em especial nos prédios localizados no bairro Córrego Grande. Estavam presentes Allisson Castro, Bianca Bennemann, Bruna Raupp e Demétrio Gomes. A escolha desta área se deu pelas recentes ocorrências de focos de Aedes aegypti e diversas outras situações caracterizadas como potenciais focos, como lixo em áreas externas, lonas expostas acumulando água, calhas com necessidade de manutenção, pneus jogados, obras e acúmulos de água parada no solo.

Foram visitados os seguintes setores: DMPI, manutenção de ar-condicionado, vidraçaria, almoxarifado e almoxarifado central, carpintaria, Biotério Central, manutenção elétrica, Hidráulica e a obra do CCB.

O principal objetivo da atividade foi apresentar aos servidores e terceirizados da Universidade o que é a dengue, sintomas e quais as situações mais comuns na UFSC que podem ser caracterizados como potenciais focos. Também foi discutido como todos podem agir para se evitar o problema (recolhendo os resíduos que podem acumular água ou não jogando lixo fora das lixeiras). Outras vias são: entrando em contato com a Coordenadoria de Gestão Ambiental (3721-4202) ou setores relacionados com a limpeza de áreas externas, ou ainda denunciando pelo e-mail evitedengue@contato.ufsc.br. Por fim  foi realizada uma atividade em que se mostrou aos participantes algumas fotos capturadas no próprio local, perguntando-os qual delas consideravam como foco do A. aegypti e foram distribuídos diversos cartazes pelos prédios e entregues cartilhas para os participantes.

Positivamente, durante a visita foi relatado por vários setores suas ações no combate ao mosquito, como no Biotério Central, onde há limpeza diária dos bebedouros dos animais e a observação regular se há acúmulo de água em seu setor. Contudo, os relatos de problemas também se mostraram presentes na forma de calhas entupidas, amassadas e com vazamentos, presença de resíduos como copos plásticos, garrafas, lonas, entulhos e carros sem uso e expostos nas redondezas, bem como o acúmulo de água em poças d’água que permanecem por semanas. A Comissão de combate à dengue na UFSC coletou estas informações e direcionou aos setores responsáveis para sua mitigação.

É importante que todos tenham conhecimento sobre os problemas relacionados à dengue e como podem agir para evitar os focos e a proliferação do mosquito dentro da Universidade.

Florianópolis, 28 de Junho de 2018