A UFSC promove ações na semana estadual de combate ao Aedes aegypti e no ‘dia D’ contra a dengue

23/11/2018 11:50

Nos dias 28 e 30 de novembro, a UFSC em parceria com o Centro de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Florianópolis, promoverá ações de conscientização para o combate ao Aedes aegypti. Estas ações são vinculadas a semana estadual e ao ‘dia D’ de combate ao Aedes.

Será instalada na praça da cidadania (em frente a Reitoria I) tenda com microscópio para observação dos estágios de desenvolvimento do mosquito, Agentes de Combate a Endemias da CCZ/ PMF também estarão no local panfletando e tirando dúvidas sobre a biologia e combate ao Aedes aegypti.

A Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC colocará placas no campus chamando a atenção quanto ao combate ao mosquito. Já foram instalados três banners no campus informando os canais de denuncia quando observados possíveis focos dentro da UFSC. Ainda, nos próximos dias será lançada cartilha voltada para os alunos com informações de como combate o Aedes aegypti no campus.

 

O Aedes aegypti

Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, febre zika, chikungunya e da febre amarela urbana. Ele é preto comResultado de imagem para aedes aegypti listras brancas e no dorso possui listas curvadas em formato de lira, possui voo baixo (máximo 2 metros) e possui maior atividade nos períodos de inicio da manhã e fim da tarde.

A fêmea, por necessitar de sangue para a viabilidade dos ovos, diferentemente dos machos, picam o homem. Cada fêmea pode depositar mais de 100 ovos por vez.

Devido às paredes rugosas serem mais adequadas para a fixação dos ovos, o mosquito prefere estruturas artificiais para efetuar a oviposição, tais como recipientes plásticos (garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos de vasos de plantas), vidros, latas e resíduos em geral que possam armazenar água parada. Entre 5 e 15 dias as larvas se desenvolvem à mosquitos adultos, o que mostra a importância do combate aos focos.

Combatendo ao Aedes

O Aedes aegypti só será eliminado com a ajuda de todos, colabore! O combate tem que ser feito todos os dias do anoResultado de imagem para focos aedes aegypti, mas enfatizamos a grande importância da intensificação dos esforços durante o verão, período em que se aumenta a probabilidade de desenvolvimento do mosquito.

A melhor forma de erradicar a doença é eliminando a água parada, limpa ou suja, são nesses locais que as larvas do mosquito desenvolvem-se.

 

#eviteoaedes

Caso você encontre algum local na UFSC propício ao desenvolvimento do mosquito, informe pelo e-mail: evitedengue@contato.ufsc.br.

O cartazes da campanha e medidas preventivas podem ser acessadas nos no site evitedengue.ufsc.br, na página da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC, da Fundação Oswaldo Cruz e no site da Vigilância Sanitária de Santa Catarina.

Organização:  Menu de Navegação     

Patrocínio: