UFSC testa uso de drone para vigilância e monitoramento contra possíveis focos de dengue na universidade

21/06/2018 14:07

Na manhã do dia 21/06, membros da Comissão de Combate à Dengue da UFSC testaram um novo modo de vistoria de águas paradas na cobertura de prédios da universidade com o uso do drone.

Drone utilizado no monitoramento

Juntamente com a Secretaria de Segurança Institucional da UFSC (SSI), foi possível a utilização experimental de um drone que sobrevoou alguns prédios do Centro Tecnológico e da Arquitetura, para observarem os telhados, calhas entre outros objetos.

Segundo Fernanda Scheidt, administradora de edifícios e membro da comissão, essas vistorias realizadas nos telhados e topos dos prédios ainda são feitas pessoalmente pela própria equipe, o que dificulta o trabalho de fiscalização e aumenta, inclusive, os riscos de acidentes.

O drone utilizado é um Phantom 3 Standard, adquirido pela Receita Federal e tem capacidade de atingir 120 metros de altura e alcance de 500 metros de distância do controlador. O mesmo equipamento também é utilizado pela SSI para fins de monitoramento e segurança do campus Trindade, como os estacionamentos e entornos.

Nesse primeiro teste, por meio das imagens aéreas, foi possível identificar locais com águas paradas na cobertura do prédio da Arquitetura, bem como calhas com necessidades de limpeza da Engenharia Sanitária e Ambiental.

A intenção é fazer esse tipo de vistoria semanalmente, visto que os ovos do mosquito Aedes aegypti eclodem em 7 dias após depositados em água parada, por isso, o Dr. Carlos Pinto, membro da comissão, ressalta que o trabalho de fiscalização e vistoria deve ser realizado o ano inteiro, não somente no verão, período o qual se intensificam os casos de identificação de focos.

Como ajudar?

A Comissão de Combate à Dengue da UFSC solicita e recebe denúncias por parte da comunidade acadêmica, por meio do email evitedengue@contato.ufsc.br, ou pelo ramal 4202 (Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC).