O que você precisa saber sobre a vacina Dengue

17/05/2018 16:43

O Instituto Butantan está desenvolvendo a Vacina Dengue Butantan, que é o resultado do tipo de ciência transdisciplinar produzido no Instituto, que graças às parcerias fundamentais, desenvolve a pesquisa da vacina dengue que será uma contribuição de grande importância para a saúde pública quando for finalizada.

Fonte: Instituto Butantan 

A vacina avança agora para os testes necessários para a aplicação e produção em larga escala. Em breve teremos os resultados definitivos. No momento, o Butantan se prepara para os testes em todo o território nacional, contando com a participação decisiva de milhares de voluntários empenhados na vitória da Vacina Dengue Butantan.

Para que uma vacina possa ser disponibilizada, um rigoroso processo precisa ser seguido. Antes de ser oferecida à população, a vacina é estudada em modelos animais (estudos pré-clínicos). Em seguida, ela precisa ser estudada em humanos (estudos clínicos). Na fase I, o objetivo é demonstrar que a vacina está apta a ser utilizada em humanos. Já na fase II, observa-se a   capacidade da vacina em  estimular o sistema imunológico para a produção de anticorpos. Por fim, na fase III, busca-se a comprovação de que a pessoa vacinada está protegida contra a infecção.

Na primeira fase, uma pequena produção de vacina com os 4 vírus atenuados foi feita nos EUA para avaliar sua segurança nas pessoas. Uma vez demonstrada a segurança, esses vírus foram encaminhados ao Instituto Butantan para o aprimoramento e produção da vacina e posterior realização dos estudos clínicos. Logo depois, ao receber os vírus da vacina, o Butantan desenvolveu uma técnica para que ela durasse mais de um ano e pudesse ser usada como qualquer outra vacina. Finalmente terão início os estudos de fase III, que podem confirmar sua eficácia.

Cumprido o protocolo da ciência responsável, com apenas uma dose, teremos uma vacina capaz de combater os quatro vírus da dengue. Essa conquista será destaque na história da ciência brasileira, e o Instituto Butantan afirmará mais uma vez a importância de uma instituição pública à frente da produção de imunobiológicos.

 

Fonte: Instituto Butantan (http://www.butantan.gov.br/producao/dengue/Paginas/default.aspx). Acesso em 17 mai 2018.