Febre Amarela

20/03/2018 09:15

O que é a Febre Amarela?

A febre amarela (FA) é uma doença infecciosa viral grave. Seu nome vem dos sintomas característicos em casos graves (febre alta e cor amarelada dos olhos e pele, atribuído à icterícia) e os mosquitos infectados com o vírus são os transmissores. A ocorrência da febre amarela tem maiores chances no período de dezembro a maio, devido à associação de temperaturas altas com chuva frequente, o que favorece a reprodução e proliferação dos mosquitos vetores.

 

Existem tipos de Febre amarela?

A febre amarela possui dois ciclos de transmissão com hospedeiros diferentes. No ciclo considerado silvestre, devido à ocorrência unicamente em área rural, regiões perto de rios ou em florestas, os macacos são os principais hospedeiros e vítimas, sendo os vetores mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes infectados.

No ciclo urbano o homem é o hospedeiro, sendo o vetor mosquitos de hábitos urbano infectados, predominantemente o Aedes aegypti. Sendo ele também transmissor das doenças virais Zika, Chikungunya e Dengue.

A febre amarela urbana não acontece no Brasil desde 1947, contudo se um mosquito Aedes Aegypti picar uma pessoa contaminada, este passa a ser transmissor e há o risco de epidemia nos centros urbanos. Portanto, ressalta-se a necessidade de eliminar os locais propícios a reprodução do mosquito.

É importante salientar que não ocorre transmissão direta homem-homem ou macaco-homem, ou seja, macacos não transmitem febre amarela para o homem. A transmissão viral ocorre exclusivamente por mosquitos transmissores infectados.

Alguns primatas da mata atlântica são considerados animais sentinela da febre amarela, uma vez que em geral são os primeiros infectados por esta doença, sinalizando a presença do vírus, o que facilita a tomada de medidas preventivas de forma rápida pelas autoridades. a perseguição, caça e morte de espécies da fauna silvestre é considerada crime, além de não ser uma medida de combate ao vírus.

 

Como prevenir?

Os principais mecanismos de prevenção e controle da doença urbana são a vacinação e evitar a proliferação do mosquito Aedes, evitando-se água parada. As ocorrências do ciclo silvestre, por ser uma zoonose, possuem erradicação pouco provável, o que reforça a importância da vacinação dos residentes e visitantes de áreas com risco.

 

Posso tomar a vacina? Ela está disponível no meu município?

A vacina contra a FA é disponibilizada pelo SUS, sendo a vacinação rotineira em municípios com recomendação (ACRV), determinadas pelo Ministério da Saúde e podem ser conferidas no seguinte link: http://dados.gov.br/dataset/febre_amarela_acrv.

Antes de se vacinar, é importante observar as contraindicações para a vacinação.